quarta-feira, dezembro 26, 2012

Artur Batista da Silva...

Artur Batista da Silva, já conhecido de muitos sportinguistas, apareceu a público na passada semana (SIC Notícias), comentando a atualidade política e financeira. Atributos não lhe faltavam: CV invejável - mestre e doutor, integrante de uma missão especial da ONU para a Europa do Sul, discurso articulado, cartão de visita XPTO, etc., etc…


Subitamente, após uma análise mais aprofundada mas não exaustiva, percebemos que podemos estar perante uma fraude. Nicolau Santos, que não é jornalista há dois dias, afirma-se embarretado e reconhece um falhanço profissional inadmissível.

Pois é, já conhecemos muitas histórias de equívocos deste género, nomeando alguns:

1- Eng.º Sócrates, que afinal não era engenheiro (!?);
2- Dr. Relvas, cujo impressionante CV profissional permitiu equivalência a uma licenciatura;
3- Doutor Artur Batista da Silva, enviado especial da ONU para a Europa do Sul.

O que ainda não conhecemos é a atitude que se impunha para os casos expostos:

1- Enquanto cidadãos, reagimos apáticos em relação à licenciatura de Sócrates;
2- O Primeiro Ministro ainda não demitiu Miguel Relvas;
3- Balsemão não demitiu Nicolau Santos.

Ah, esta falta de verticalidade, afinal, não se confina apenas ao poder político. Os melhores jornalistas da nossa praça (!?) não aplicam a si próprios as mesmas atitudes que exigem aos políticos. Nicolau Santos demitiu-se? Ficará agora fragilizado nas análises futuras.

Ouvia e lia com muita atenção os artigos publicados por Nicolau Santos nos media. Vou continuar a ouvir e a ler, mas com redobrada reserva intelectual, não volta a enganar-me.

Apesar do meu modesto CV, permitam-me lançar daqui um apelo a Francisco Balsemão, cautela com este jornalismo básico, sensacionalista, conduzido por jornalistas capazes de erros básicos e suportado em analistas politico-financeiros de trazer por casa(!?). O Grupo Impresa é muito mais que os Nicolaus e os Ricardos…